Apresentação


Bem-vindo à página Oficial do Movimento pela Abolição da Tauromaquia de Portugal!


O Movimento pela Abolição da Tauromaquia de Portugal [MATP] surgiu no ano 2000 como uma associação sem fins lucrativos promotora de mudança e com uma atitude de questionamento perante as certezas e princípios (in)discutíveis da nossa sociedade, contribuindo para a promoção da correta aplicação da Declaração Universal dos Direitos do Animal.


O MATP luta por uma sociedade mais justa e evoluída, sem crueldade nas praças de touros e acredita que, assim como os nossos avós foram capazes de acabar com a escravatura, nós Hoje seremos capazes de acabar com a tortura animal da tauromaquia e deixar os animais viverem em paz. Acreditamos que a luta contra o domínio dos animais humanos sobre os não-humanos é tão importante como qualquer outra das causas morais e sociais que foram defendidas em anos recentes, na medida em que todas elas têm uma matriz comum: a ética.


A tauromaquia é uma atividade de culto de sangue e violência sobre os animais em que todos os anos, milhares de touros e cavalos são torturados, em nome desta tradição que insiste em persistir no sofrimento e morte destes animais. Em toda a História da Humanidade sempre existiram tradições, cultos e crenças cruéis e por isso não devemos persistir no erro de manter estas tradições retrógradas e sangrentas.


A dura luta contra a tauromaquia e a favor dos animais exige uma resposta organizada pelo que uma associação defensora dos animais, em articulação permanente com outros colectivos, deve promover ações e fornecer em simultâneo uma vasta rede de recursos educativos, informativos e de sensibilização.


É tempo de fazermos ouvir a nossa voz pelos direitos e dignidade dos animais e a tua participação é imprescindível.


Deixa-te de touradas, larga os touros e junta-te a nós por um mundo melhor!



logo





printer   E-mail