MATP foi a Arles, França!

O MATP foi convidado a tomar arte e intervir em 20 de Abril de 2014 numa manifestação contra a tauromaquia em ARLES, cidade do sul da França, que tem um protocolo com a UNICEF como “Cidade Amiga das Crianças”.

É evidente a contradição nesta cidade que tem escolas de toureio, organiza touradas e permite a assistência de crianças a touradas.

Animalistas de Arles chamam a atenção para esta situação e anseiam por apoio internacional para a causa. Esperam ter a solidariedade e o apoio de movimentos abolicionistas internacionais, que ali poderiam organizar as suas reuniões e cimeiras.

A praga tauromáquica flagela Espanha, de onde irradiou para Portugal, sul da França, México, Colômbia, Venezuela, Peru, Equador. Alguns emigrantes portugueses vão organizando algumas touradas esporádicas em países de emigração, por exemplo, Estados Unidos da América, Canadá.
No Sul da França há várias regiões onde se organizam touradas, algumas delas “à portuguesa”, como Béziers, Mont de Marsan.

A manifestação foi impressionante, muito bem organizada, disciplinada, com cerca de 300 pessoas generosas e amigáveis, sintonizadas como nós em Portugal com a causa abolicionista, com indignação, entusiasmo, cartazes, frases e gritos semelhantes as nossos.

O médico veterinário Vasco Reis, acompanhado da Antonieta Lopes e da Sónia Cruz (todos MATP), fez uma longa intervenção em francês em nome da associação portuguesa, que foi muito bem acolhida.

Mário Valenza, presidente do BACMA (Brigade Anti Corrida de Marseille), recebeu-nos e acompanhou-nos da melhor maneira. Foi um dos organizadores da manifestação com o apoio do CRAC EUROPE (Comité Radicalement Anti Corrida Europe), presidido pelo incansável abolicionista Jean-Pierre Garrigues, seu presidente.

Agradecemos a boa maneira como fomos bem tratados nesta jornada em França, sempre com muita atenção, como amigos, quase como família.
Creio que fizemos bons amigos, como é o que acontece em manifestações pela causa.

 

Texto de Vasco Reis.

Fotografia de Anne Borges.



Inserido em: 2014-05-04 Última actualização: 2014-05-04

Comentar printer     E-mail   Facebook F