Missão e Princípios

Missão

Abolir a tauromaquia em todas as suas formas e vertentes e colaborar no objetivo de um mundo livre de exploração animal.

Princípios  

Considerando que:

O Movimento Abolicionista da Tauromaquia de Portugal, associação de defesa animal, sem fins lucrativos, reger-se-á na sua atuação pelos seguintes princípios básicos:

Princípio da abolição

  1. O MATP é a favor da total abolição de todo o tipo de espetáculos de natureza tauromáquica com a utilização de animais, independentemente de estarem ou não tipificados nas leis vigentes.

  2. O MATP promove e incentiva a união entre associações abolicionistas.

Princípio da independência

O MATP manterá sempre uma total independência face a todos os partidos políticos, organismos oficiais, interesses económicos, crenças religiosas ou outros grupos de interesses.

Princípio da não-violência

  1. O MATP é uma organização pacifista e condena todo o tipo de violência, seja política ou social, física ou verbal.

  2. O MATP fomenta o respeito e o diálogo na prossecução dos seus objetivos, bem como ações e intervenções inovadoras e não-violentas

  3. O MATP não condescende com os que não abdicam de promover os maus tratos aos animais.

Princípio da descentralização

O MATP promove a autonomia e as tomadas de posição descentralizadas de todos os núcleos da Associação.

Princípio da cooperação solidária

  1. O MATP defende a cooperação solidária com todas as organizações que pela abolição da tauromaquia em particular e pela causa animalista em geral, a nível nacional e internacional.

  2. Como um dos seus elementos integrantes, o MATP está fortemente empenhado na formação da Plataforma BASTA! de Touradas e apoiará solidariamente esta Organização.

  3. Como um dos elementos integrantes da World Network for the Abolition of Bullfights, o MATP está fortemente empenhado no seu trabalho e apoiará solidariamente esta Organização.

Princípio da razão e da ética

  1. O MATP recorrerá, sempre que necessário, a fontes de conhecimento científico, legislativo, histórico (etc.) para a fundamentação dos argumentos contra a tauromaquia.

  2. O MATP atuará sempre no quadro da lei, das normas e dos bons costumes éticos e morais em todas as suas iniciativas pela abolição da tauromaquia.


printer   E-mail